← Back Published on

4 dicas de atividades artísticas para crianças e adolescentes

As atividades artísticas como desenho, pintura e artesanato fazem parte do processo de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e até mesmo estimulam a coordenação motora das crianças, além de desenvolver outras habilidades como a criatividade, senso crítico, comunicação e integração, já que a arte também proporciona este momento.

Aplicar atividades artísticas em atividades extracurriculares é extremamente positivo tanto para crianças, quanto para os adolescentes, porque as atividades artísticas são um exercício de foco e concentração, o que é uma dificuldade encontrada em muitos alunos, especialmente no início da vida escolar.

Em uma sociedade que exige profissionais cada vez mais criativos e inovadores, a inserção da arte na vida do aluno desde cedo fará uma grande diferença no futuro dele. Por isso, despertar o olhar crítico, usando o lúdico e a diversão para contribuir nas atividades de aprendizagem formal é muito importante.

É fundamental oferecer oportunidades diferentes de atividades artísticas, dando a chance de a criança ou adolescente descobrir qual mais se identifica e consegue se expressar melhor. Sugerir temas e deixá-los usar a própria imaginação, fazendo os alunos pensarem “fora da caixa”, faz com que eles se conectem ao seu lado criativo e estimulem, desde cedo, seus talentos.

Confira quatro tipos de atividades artísticas que podem ser aplicadas em aulas extracurriculares:

  1. Arte com objetos descartáveis

Há uma infinidade de artes que se pode fazer com objetos que vão para o lixo como um rolinho de papel higiênico, que pode se transformar em um bichinho, tampinha de garrafa que pode servir como rodinhas para um carrinho , palito de picolé, caixinha de sabonete, caixa de café, entre outros. Tudo isso pode ser usado para criar fantoches, maquetes e objetos de decoração. Mas é interessante perguntar ao aluno, o que é possível fazer com tal objeto descartável, assim estimular a imaginação dos pequenos, além de trabalhar com a criatividade e a importância de reciclar e de separar o lixo corretamente.

  1. Visita a museus

A arte também pode ser apreciada através dos museus, pois é o momento que proporciona às crianças o contato com artes conhecendo um novo mundo de texturas e formas diferentes, que geram uma reação. Durante o passeio ao museu, não hesite em questionar o que eles estão vendo, principalmente de arte abstrata. Explique o contexto da arte e do uso das cores. Após a visita, pode ser realizada uma atividade artística a partir do que foi visto no museu. Dessa forma, instigando a interação, diversão e desenvolvendo o cognitivo do aluno, além de criar uma memória afetiva da visita.

Com os adolescentes é possível exercitar a imaginação e a escrita ao mesmo tempo. Antes da visita ao museu, explique a atividade e peça que escolha uma obra de arte e escreva sobre ela.

  1. Atividade artística livre

Momento livre também pode ser uma atividade artística. Por isso, deixe a imaginação da criança e dos adolescentes solta por um momento. Disponibilize todo tipo de material possível para que eles possam utilizar na atividade. Com os adolescentes, pode usar o mesmo trabalho com finalidade de contar uma breve história. Vale recortar, colar, pintar e desenhar.

  1. Exposição de fotografias

Fale sobre fotografia e faça uma exposição de fotos tiradas pelos próprios alunos (em casa, na escola, na praça…) com uma câmera de celular, pois possibilita que ele tenha a percepção sobre o espaço e as coisas através do seu olhar. O aluno deve fazer uma moldura de papelão para colar suas fotografias impressas.

Edit this block to edit the article content or add new blocks...