5 benefícios na aprendizagem com atividades extracurriculares
A escola já não é o único lugar de formação intelectual de um indivíduo, com o ensino das disciplinas obrigatórias do currículo. A formação social dos estudantes pode (e deve) passar também por outros ambientes que contribuam para seu desenvolvimento. Isso se dá através de atividades extracurriculares que, além de serem um estímulo para a descoberta de talentos e habilidades, contribuem para melhorar o desempenho do rendimento em sala de aula.
Seja aprendendo um novo idioma, um esporte ou a tocar um instrumento musical, certamente a inclusão de aulas extracurriculares só agregam para o aprendizado formal. Afinal, tanto o conhecimento técnico quanto as demais habilidades serão importantes para o futuro profissional e pessoal dos estudantes.
Confira os principais benefícios que as atividades extracurriculares trazem aos alunos:
1. Ajuda a melhorar o desempenho em sala de aula
Isso acontece por vários motivos, pois as crianças que aprendem habilidades diferentes, conseguem se manter mais motivadas e concentradas. Quando está aprendendo a tocar um instrumento, a criança precisa se concentrar e desenvolver persistência para alcançar os seus objetivos. Transferindo essa concentração para os estudos, a tendência é de melhora no desempenho.
2. Melhora na capacidade de se relacionar
As disciplinas “tradicionais” estimulam pouco as habilidades relacionais e afetivas, importantes para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Exercícios em grupo, em aulas de esportes coletivos, por exemplo, estimulam a criança a se expressar e estabelecer vínculos, desenvolvendo traços importantes de sua personalidade.
3. Proporciona a descoberta de talentos
Durante as atividades extracurriculares a criança pode descobrir novas habilidades. Isso é fundamental para a autoestima, especialmente nessa fase de desenvolvimento e também ajuda a manter a motivação nos estudos. Além disso, é possível que o talento direcione o futuro profissional do estudante, que perceberá a facilidade que tem em determinada área e buscará uma profissão que valorize esse talento.
4. Mantém os estudantes em um ambiente seguro
Matricular os filhos em atividades complementares é uma garantia de segurança para as famílias. Assim, elas conseguem ter a tranquilidade de saber que os jovens passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, sempre acompanhado por profissionais especializados.
5. Estimula à disciplina
Obediência e disciplina são padrões que os alunos já encaram nas aulas regulares, mas reforçados nas atividades extracurriculares, porém com uma abordagem mais agradável, como na área do esporte, na qual esse aprendizado ocorre de maneira mais rápida e natural.
Post a comment