← Back Published on

Como as aulas de dança podem beneficiar os alunos

distanciamento social provocado pela pandemia fez muitas atividades serem adaptadas para o online. Os estudantes passaram a ter suas aulas remotas desde o início da pandemia, e para divertir um pouco as crianças, a dança pode ser uma importante estratégia para estimular a sociabilidade e até como uma atividade física. Com diversos benefícios para a mente e para o corpo, a dança contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e das funções cerebrais como um todo, além de melhorar a postura e aumentar a autoestima. A dança funciona muito bem como atividade extracurricular e também como ferramenta de aprendizagem, pois além de trabalhar com o físico, social e emocional, acaba beneficiando o desempenho na aprendizagem de modo geral.

Mas é importante que a dança sempre seja trabalhada de uma forma lúdica e divertida, para que desperte a atenção da criança, pois cada aluno tem sua individualidade. Dar aulas de dança requer uma preparação tanto de espaços físicos, quanto um planejamento, além de entender os limites de cada um dos alunos. Por este motivo é preciso encontrar alternativas para que todos participem da atividade proposta pelo professor.

Devido ao distanciamento social provocado pela pandemia, as aulas de dança online se tornaram uma alternativa inevitável, porém muito interessante, visto que muitas crianças foram impactadas pela restrição de acesso a atividades em grupo. Cabe ressaltar que assim como nas aulas presenciais, é importante que a criança seja supervisionada por algum responsável durante as atividades (inclusive eles podem participar, estimulando a criança a se soltar na hora da dança). Deixar as crianças realizando danças livres por alguns minutos também pode ser interessante, já que estarão mais envolvidas, e em seguida a aula pode ser retomada/iniciada com passos guiados pelo professor.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios ao incluir a dança no contraturno de crianças e adolescentes, seja em aulas presenciais ou online.

Estímulo positivo para o cérebro

A dança é capaz de liberar diversos estímulos para o nosso cérebro devido aos nossos comandos e ações ocasionados pela atividade. Isso acaba fazendo que corpo e mente se conectem, liberando a serotonina, o neurotransmissor do prazer e da felicidade. Por essa razão, trabalhar atividades lúdicas no turno inverso das aulas curriculares é extremamente benéfico, em especial para crianças e adolescentes.

Fortalecimento dos músculos

Com mais tempo em casa – muitas vezes sentada, digitando ou desenhando, as crianças e adolescentes podem desenvolver problemas posturais e até alguma lesão muscular. Outro benefício da dança é o fortalecimento dos músculos e a prática regular pode auxiliar no fortalecimento deles, além de melhorar a postura.

Ferramenta para vencer a timidez

A timidez é algo natural do ser humano, mas em algum momento da vida pode atrapalhar no desenvolvimento de vínculos e especialmente nas crianças, precisa ser trabalhada para evitar possíveis dificuldades de comunicação. Por isso é fundamental exercitar isso através de atividades desde cedo, e a dança pode ajudar, já que a socialização em grupo e envolvendo o corpo pode contribuir para que ela seja mais autoconfiante e aprenda a enfrentar os desafios diários.

Edit this block to edit the article content or add new blocks...