← Back Published on

Como ministrar aulas de educação física online?

O calendário de aulas sofreu alterações, em função da pandemia, e, com isso, a rotina dos alunos também foi modificada devido ao isolamento social, ocasionando o fechamento de escolas e centros esportivos para a prática de exercícios físicos, por exemplo. Isso mudou até mesmo a rotina dos professores particulares que precisaram se reinventar diante deste cenário. Com aulas online, os estudantes passaram a ter as suas atividades ministradas virtualmente, porém algumas disciplinas que demandam uma maior interação e contato com outras pessoas tiveram de ser adaptadas para o online, como é o caso da Educação Física.

O ambiente virtual não deve correr o risco de ser cansativo para o discente, por essa razão deve-se pensar em formas de tornar as aulas mais dinâmicas, principalmente aquelas disciplinas de atividades extracurriculares em que o objetivo é desenvolver outras habilidades dos estudantes.

As atividades extracurriculares podem ser uma forma de descobrir talentos, além de desenvolver outras competências. Dentre essas atividades extraclasse está a Educação Física, que promove a integração social, além de diversos outros benefícios para um desenvolvimento e aprendizagem saudável. Com o isolamento, a interação presencial em algumas práticas esportivas ainda não é mais possível, pelo menos por enquanto.

Talvez uma das dificuldades dos professores seja como ministrar aulas de Educação Física online, já que estamos falando de uma disciplina que tem por objetivo a integração e requer muito movimento, além de, muitas vezes, os esportes serem realizados em grupos. Pois esse é o momento em que se pode utilizar, dentro da nova rotina dos alunos, algumas metodologias ativas no ensino remoto.

Uma organização do que vai ocorrer em cada aula é imprescindível até mesmo para os alunos, caso alguma das atividades precise de materiais específicos e que, naquele momento, o educando não encontra em casa. É necessário esse tempo para que ele se organize e não fique fora da dinâmica, ou então para que o professor possa elaborar outra estratégia.

Sempre que possível divida as aulas entre atividades esportivas, jogos, momento zen e brincadeiras para diversificar e trabalhar com outras habilidades. Também é super importante estabelecer horários das atividades, mas que não sejam de longa duração. Aposte em vídeos explicativos dos trabalhos a serem realizados antes das aulas online e deixe armazenado para o acesso do aluno em outro momento, caso ele não possa participar por algum problema da internet.

Também use vídeos para outros conteúdos relacionados à prática de esportes, através de uma linguagem pedagógica com recursos visuais para deixar mais didático e eficaz o que está sendo explicado. Indique filmes e livros sobre o espírito esportivo, trabalho em equipe, e realize atividades sobre as indicações.

Busque, ainda, desenvolver atividades físicas levando em consideração as preferências e a capacidade física do aluno que podem ser realizadas em um espaço da casa. Aliás, use plataformas com uso de câmeras para acompanhar os educandos, exigindo deles que mantenham sempre as câmeras ligadas na hora da prática para você visualizar as movimentações e aconselhar sobre um movimento errado, caso seja necessário. Além disso, as câmeras ligadas transmitem uma sensação de proximidade e, isso, para os alunos e profissionais, especialmente devido ao atual momento, importa muito.