← Back Published on

Como trabalhar habilidades socioemocionais dos alunos na escola

A escola tem uma grande importância na formação integral dos estudantes devido a convivência promovida naturalmente pelo ambiente. Mas as instituições e professores precisam ir além dos conceitos básicos das matérias curriculares e livros didáticos. Muitas vezes o foco dos planos pedagógicos é no desenvolvimento cognitivo dos alunos e podem deixar em segundo plano as habilidades socioemocionais, que fazem toda a diferença para a aprender a administrar as emoções, o que acaba influenciando diretamente no aprendizado.

A formação integral do aluno inclui atividades periódicas que ensinam como lidar com desafios e frustrações, além de como tomar decisões. Essas atividades são um ótimo tema para ser trabalhado no contraturno, por exemplo, em aulas com foco no desenvolvimento afetivo, social, emocional e cognitivo.

Conhecimento, pensamento crítico e criativo, comunicação, repertório sociocultural, cidadania e cooperação são algumas habilidades socioemocionais. Mas afinal, como trabalhar essas habilidades socioemocionais na escola?

Hoje existem diversas maneiras de incentivar essas habilidades, por meio de atividades lúdicas, rodas de conversas, debates e, principalmente, muita experimentação. Aliás, até uma conversa com o aluno também pode entrar na lista de formas para trabalhar habilidades socioemocionais.

Uma das habilidades que podem ser trabalhadas dentro do contexto escolar é a criatividade, com o estímulo através de tarefas em que o aluno consiga expressar sua ideia, de forma autônoma, a partir do direcionamento do professor. Um outro aspecto que pode ser trabalhado em aula são atividades manuais, como o artesanato. O estímulo da criatividade também é ideal para fazer com que o aluno saia da sua zona de conforto e explore outras possibilidades e, inclusive, com a troca de conhecimentos com outros colegas de forma colaborativa.

No blog já falamos sobre como aplicar a aprendizagem de forma colaborativa. Por isso, estimule trabalhos em equipe. Essa habilidade de colaboração dentro da sala de aula é muito importante, principalmente, para mostrar que muitas coisas não se fazem sozinho e, sim, com a ajuda de outras pessoas. Essa é uma forma de fazer os alunos aprenderem a conviver em harmonia, além de estimular eles a ouvirem o que o outro tem a dizer e ajudar o seu colega no trabalho. Além disso, cria-se uma oportunidade para o aluno se colocar no lugar do outro e propor soluções junto com o grupo.

Apresentações de trabalhos, trilhas de aprendizagem e o teatro em sala de aula podem ser utilizados para atividades colaborativas que envolvam a turma. É importante que todos os alunos consigam trabalhar juntos para desenvolverem resultados e soluções positivas para o grupo.

Uma outra oportunidade para trabalhar com as habilidades socioemocionais na escola é a integração das disciplinas. Projetos interdisciplinares permitem que os alunos consigam criar conexões entre os saberes, relacionando-os a partir do pensamento crítico.

E por fim, mas não menos importante: os professores também devem lembrar sempre que são um exemplo para seus alunos, portanto, devem estar atentos às suas emoções e não reagir exageradamente. É preciso ter em mente, diariamente, que os alunos estão trazendo suas bagagens de casa para a sala de aula, incluindo suas emoções e problemas, por isso é tão importante que o ambiente de ensino seja um lugar seguro para que ele possa se expressar e desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Edit this block to edit the article content or add new blocks...