Literatura para crianças: dicas de como encantar os alunos
A literatura é uma disciplina muito importante na formação dos alunos e quando inserida no processo de aprendizagem desde cedo, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual. Além disso, é uma oportunidade de conhecimento e reflexão, já que geralmente se faz presente no dia a dia das crianças, que ouvem histórias dos pais e avós.
Aproximar crianças e adolescentes da literatura pode ser uma ótima forma para desenvolver uma bagagem de conhecimento e construir uma relação entre elas e a leitura, servindo como uma porta de entrada para esse universo que trabalha com a imaginação e a criatividade.
Sabe-se que a literatura é uma arte, mas tem como função tanto formar leitores, quanto formar pessoas críticas, de um modo geral. Por essas razões que devem ser estimulados pelos professores com metodologias diferenciadas, trabalhando em alguns momentos com o lúdico, contribuindo para uma boa alfabetização e letramento já nos anos iniciais do fundamental. Mas também é fundamental a participação dos coordenadores pedagógicos para atuar em sintonia com os professores, para garantir que o processo se desenvolva através das práticas a oralidade, escrita e a leitura. É através da leitura, com os processos pedagógicos, que as crianças serão capazes compreender melhor o texto e o contexto.
Confira algumas dicas de como tornar as aulas de literatura para crianças mais atrativas:
- Escolha livros de acordo com a idade
No universo da literatura há milhares de livros para cada faixa etária, mas como estamos falando de um público mais jovem, esses livros possuem linguagem e vocabulário mais atrativos, inclusive alguns livros trabalham com ilustrações, tornando a leitura ainda mais agradável para os pequenos.
- Trabalhe com o lúdico
É de grande importância saber como está a interpretação de texto e a escrita nesse processo de aprendizagem, mas é possível usar outras formas para favorecer a aprendizagem da obra que foi lida pelos alunos. Por exemplo: dar vida a personagens, encenando os papéis ou entrevistando-os. Essa atividade pode ser trabalhada com a classe inteira, estimulando a interação social entre as crianças.
- Incentive
Incentivar a leitura pode ser uma das coisas mais importantes. Por isso, não peça somente para o aluno ler, leia para ele também. Além de estimular que preste a atenção na história contada, você também está servindo como um incentivador, além de fazer o aluno imaginar, perguntar e buscar respostas. Aliás, sempre que possível converse com o responsável para também fazer parte desse processo, e não esqueça de recomendar e disponibilizar as leituras. Hoje em dia também é possível encontrar contos de histórias em vídeo na internet.
4. Conecte a leitura com o interesse do aluno
Para o prazer da literatura e conhecimento de outros autores, diversifique as histórias ou poemas. Mas não esquece de descobrir o gosto do aluno, porque é um passo importante para ele pegar o interesse pela leitura, que consequentemente será capaz de resolver problemas no futuro.
5. Saia da sala de aula
As crianças, por natureza, são muito curiosas, por isso explore bibliotecas ou livrarias, e encontre um espaço tranquilo para que a aula possa ser ministrada nesses locais.
Edit this block to edit the article content or add new blocks...
Post a comment