Os principais passos para um bom plano de aula online
Um plano de aula bem elaborado reflete tanto na prática pedagógica do professor quanto na aprendizagem dos alunos. Com tantos desafios impostos pela pandemia aos professores de diferentes áreas, o ensino à distância se tornou imprescindível e, com isso, a necessidade de repensar a sistemática das aulas.
Mais do que planejar as temáticas, é o plano de aula que definirá a forma que a troca de conhecimentos acontecerá. E quando falamos dessa dinâmica no ambiente virtual, as ferramentas para a realização da aula também precisam ser planejadas e definidas com cuidado, tanto quanto a escolha da didática adequada e o melhor formato de avaliação.
Listamos a seguir alguns passos que poderão auxiliar na estruturação dos seus planos de aula online.
Avalie a metodologia previamente
É através da metodologia que o professor poderá estimular ainda mais o aluno, e caso a metodologia não for bem aplicada, poderá desestimular o estudante. Incluir no plano de aula atividades diferenciadas para aplicação do conteúdo visto em aula é fundamental. Se os alunos forem crianças e adolescentes, sites e games didáticos podem contribuir muito para a aprendizagem. Destacamos duas metodologias que vêm sendo amplamente difundidas, especialmente para aulas online: a sala invertida e a ludicidade.
A sala de aula invertida (flipped classroom) é uma metodologia ativa que ressignifica a aprendizagem, de forma que o aluno assume o papel de protagonista do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo senso investigativo e colaborativo. Nesta metodologia, o professor sugere um tema e incentiva os alunos a buscarem conhecimentos a respeito e, assim, o aluno já chega na aula preparado para o que será discutido. Este é um formato interessante, porque além de construir uma trilha de aprendizagem diferente do que ocorre em aulas presenciais, é uma forma de estimular o engajamento e motivação nas aulas remotas.
Já a ludicidade é uma metodologia amplamente aplicada na educação infantil, uma forma de desenvolver a criatividade e promover o conhecimento por meio de jogos, brincadeiras e música. Mas esse conceito não se restringe apenas à noção de divertimento: está ligado ao aprendizado em diversos aspectos importantes para o desenvolvimento humano, em alunos de diferentes faixas etárias.
Defina (e respeite) o tempo de duração da aula remota
Este é um ponto muito importante, porque é o que vai refletir na atenção dos alunos durante as aulas. Estabelecer o tempo de uma aula expositiva é fundamental, já que a dinâmica da aula remota de fisgar atenção dos alunos não é a mesma da presencial. Por essa razão, os professores precisam medir a exposição de aulas, com os fatores que podem influenciar, como por exemplo, se os alunos sentirem uma necessidade de mais uma aula sobre determinado conteúdo, o professor poderá adaptar no seu plano de aula.
Peça apoio dos pais na aplicação da avaliação
Essa é uma das etapas mais importantes, pois é a forma que o professor tem para saber o que o estudante aprendeu do conteúdo ao longo das aulas, além de identificar onde ele pode estar errando na hora de ensinar. Com o ensino a distância, este é um dos grandes desafios que os professores têm enfrentado, já que os alunos têm várias formas de consultar o que foi estudado na internet.
Em avaliações de anos iniciais, os professores podem contar com a colaboração dos pais, grandes responsáveis no processo de aprendizagem dos seus filhos durante aulas remotas, através de relatórios que tenham um campo para que eles apresentem uma observação sobre como foi a aplicação do exame.
Varie os formatos de exposição do conteúdo
Que tal pensar em formas diferentes de expor o conteúdo? Além das aulas ao vivo, você pode disponibilizar material de apoio em áudio ou mesmo vídeos gravados. Se os alunos são crianças e adolescentes, aproveitar memes e acontecimentos da atualidade para fazer links com o material exposto em aula pode contribuir para a fixação do conteúdo. Criar um canal para troca de experiências entre os alunos (sob sua supervisão) no período entre as aulas, também é muito produtivo e gera engajamento.
Mantenha uma rotina de feedback
Um dos passos essenciais tanto para planejar aulas que atendam às preferências dos alunos com relação aos conteúdos e materiais de apoio, quanto para saber as dificuldades que eles encontram é pedir feedback dos estudantes ou pais de alunos de anos iniciais.
No ensino presencial os professores conseguem perceber mais rapidamente o nível de interesse dos alunos nas disciplinas, mas com o ensino no ambiente virtual isso pode se tornar uma dificuldade. Uma boa estratégia é implementar formulários de avaliação online.
Post a comment